terça-feira, 27 de maio de 2014

Dicionário suburbano: hipsters e indies

Hipster é um hippie meio punk com uma pegada alternativa que adora música que ninguém conhece, anda de All Star, não faz a barba (homens) e possuem cortes de cabelo exóticos e excêntricos geralmente com duas cores ou mais (mulheres. E alguns homens). O hipster gosta de dizer na tua cara que ele gostava de uma banda chamada "Los Arcade Monkeys of the Stone Killers of Leon" quando ainda lançavam as demos do primeiro álbum e que você só foi "descobrir" a banda no terceiro disco, que ele considera o mais o pop, fazendo com que ele não goste mais da banda, se lembrando, com doçura, dos primeiros momentos da banda, como se tivesse ido em todos os shows apesar da banda ser francesa e nunca ter feito shows na região que ele mora. 

O hispter também é aquela criatura maravilhosa com um óculos de aro grosso da Apple e que possui um iPhone 5S, três iPads, dois Macs e uma conta bancária suficiente para que ele mantenha seu guarda roupa cheio de roupas xadrez, Converses, calças que apertam o saco (homens) e calças que entram na bunda (homens e mulheres), além de manter o look sempre fantástico e além da moda, pois eles ditam a moda. Passam a eternidade dentro de um Starbucks enquanto fingem escrever um best-seller do New York Times em seus Macs e recebem toda a glória do saber universal de um shopping, mas na verdade estão no twitter postando sobre como suas vidas são miseráveis porque a barista escreveu o nome deles sem acento no copinho. 

O hipster também é aquela criatura cameleão que já mudou todo o seu padrão de vida e de estilo enquanto você lia este texto. 



Indie é um hipster mal resolvido, com atitude "I don't give a fuck, let's fumar", que sai correndo quando tá passando show do The Killers na tv e que parece bastante com um hipster, principalmente por causa da barba cheia, dos óculos de aro grosso, dos cabelos exóticos/excêntricos e dos All Stars (que cada vez mais são trocados pelos excelentes coturnos), apesar de que o indie nem sempre é rico e não desiste de uma banda logo depois dela fazer sucesso entre as pessoas da massa e ter suas músicas tocadas na rádio 6 vezes por dia. 

O indie usa jaqueta de couro, roupa xadrez, camiseta de banda rasgada por ele mesmo, calças jeans já rasgadas quando ele comprou, saias jeans, shorts jeans e tudo mais que tiver jeans e for rasgado ou tiver um corte diferente do normal. Ou que tiver o logotipo dos Ramones. Usam pierciengs e brincos e possuem tatuagens que não são tribais e nem são o nome do ex que eles tem que esquecer e por isso fazem uma tatuagem tribal por cima do nome do ex, ficando uma coisa linda e maravilhosa de se ver. Parecem aficionados pelo punk apesar de serem mais bonitos, mais bem vestidos e mais hipsters. Usam coroas de flores, como hippies, e óculos aviador. Possuem uma atitude rebelde, andam de busão e de metrô sem problemas, acham o twitter melhor que o facebook e querem sempre ir no Lollapalloza mesmo que as bandas sejam uma merda e que só os hipsters conheçam.

Gostam de música alternativa, variando do indie rock ao indie pop, indie metal, indie eletrônico, indie folk, indie blues, indie funk e qualquer coisa que tiver "indie" no nome, seja rápido, seja lento, e que tenha um vocalista chamado Alex na banda. Gostam de MPB, de filmes estrangeiros, de viver a vida ao extremo (já dizia a banda indie, "As Pancadas": you only live once), de festas estranhas com gente esquisita e música indie, de outros indies, de pessoas chamadas Alex e do Arctic Monkeys.


2 comentários:

  1. Que texto legal! A propósito sou fã de The Killers também, nada como Under The Gun. Mas gosto mais de Panic! At The Disco. Ser indie não é só música, são os livros ,os seriados e filmes (Doctor Who e Star Wars são os melhores). Para mim ser geek e ser indie me resumem, e esses estilos se combinam. Já quanto a ser hipster... Bom, acho meio difícil para mim.

    ResponderExcluir